Com seis meses de trabalho a frente do clube, já dá para fazer uma avaliação rápida sobre o seu desempenho a frente do clube das Laranjeiras.
O saldo é positivo com um título carioca (que não conquistávamos a 7 anos), e a colocação do time entre os 8 melhores da América (o que para muitos é um nada, como se vivêssemos rotineiramente há décadas na maior competição das Américas).
Rodrigo, o saldo é positivo pois há uma blindagem boa para que os jogadores/comissão técnica desempenhem seus treinamentos, um tanto imune a "cornetagem" dos torcedores com realeza digestiva, tão comum dentre os que torcem para o meu tricolor, sei que essa tranquilidade é fruto do seu trabalho.
Mas, é também de certa forma esse saldo positivo é mitigado pois a formação do elenco coube muito mais ao Marcelo Teixeira que ocupava sua função até sua chegada.
Então, com mercado em vias de abrir, não posso me furtar a expor minhas opiniões sobre a chegada de reforços para fortalecer o grupo para o Brasileirão 2012:
1- Analisando o elenco temos: 28 jogadores efetivos (3 goleiros, 4 zagueiros, 4 laterais, 5 volantes, 6 meias, 6 atacantes)
2- De forma diversa ao que se apregoa, pela imprensa/torcida não temos um super elenco (o melhor do país dirão alguns), pois o time reserva não está tão próximo do nível do titular como o ideal (Berna, Walace, Digão, L. Eusébio, Carleto, Edinho, Jean, Wagner, Sóbis, He-man - não é exatamente um time que estaria cotado para chegar com alguma chance no Brasileiro).
3- Pensando no seu trabalho anterior pelo Vasco, me sinto dividido, pois vejo que você tem um bom felling para jovens promissores (Fagner, Rômulo, Dedé, Allan etc) mas tem uma predileção por jogadores em fase final de carreira que passaram por momentos de declínio no antigo clube (Diego Souza, Eder Luis, Renato Silva, Felipe). Espero que no Fluminense tenham mais espaço para sua visão, os jovens talentos.
4- Nessa janela temos carências: gostaria que o foco fosse em jogadores que pudessem vir, para ser titulares ou colocar uma pressão real no titular da posição.
4.1- Acho que o Fernando Gago (Roma (seleção da Argentina), emprestado pelo Real Madrid) seria uma ótima aquisição para o Flu, volante com ótimo passe daria outra qualidade na saída de bola para o clube. Uma ótima alternativa seria o americano Michael Bradley (Chievo- Itália). Não deve ser tão difícil tirar um jogador do Chievo, imagino.
4.2- Alguma coisa me diz que o Fagner (Vasco) esta com um pé e maio nas Laranjeiras, se for verdade, parabéns, ótimo lateral que vai rivalizar bem com o Bruno no clube.
4.3- Um ótimo zagueiro seria fundamental para uma maior segurança do time, com o nome do Lúcio no mercado, pode estar mais para sonho, mas viria para resolver um problema na posição. Uma alternativa seria o Marco Túlio Tanaka (Japão), o Oswaldo pescou bem o Felipe Gabriel e o Vitor Jr para o Botafogo, poderíamos "pegar" essa consultoria gratuita de sua intenção de trazê-lo e apresentar uma proposta (eles não fizeram isso e ganharam a parada com o Elkesson)
4.4- Já é noticiado que o Nilmar está com um pé no Inter (que já tem Damião e Dagoberto no ataque), por que não fazer uma consulta sobre o caso. Nilmar seria um rival a altura do Fred, tirando ele da zona de conforto, coisa que o He-man não consegue fazer. O Abel sabe lidar com egos, ele vindo seria uma belíssima aquisição.
5- Na minha visão temos boas moedas de troca que podem gerar boas aquisições para o time (Martinuccio, Wagner, He-man, L. Eusébio, Marquinho, Diguinho etc.) coisas boas poderiam vir, a baixo ou nenhum custo de aquisição.
6- Essa molecada que treina mas quase não joga pelo Flu, poderia fazer um estágio em um Figueirense da vida. Com o W. Nem o retorno foi maravilhoso.
7- Sobre o Conca, nada direi pois confio na sua palavra que me deste nessa semana que o Conca para agora seria muito difícil, mas que vocês estariam monitorando o caso e que não perderiam a oportunidade.
Desejo sucesso a ti, nessa nova janela e lembro que os times campeões recentemente do Brasileiro fizeram aquisições na janela que permitiram um ganho para conquistar o título.
Saudações Tricolores

Aê! Pior é que eu gosto do Rafa. O cara, logo depois de se tornar pai, decidiu sair do armário e seguir o Caetano em shoppings, escrever cartas... É Bento, tem pai que é cego! :P
ResponderExcluirHahahaha vc é um viadovéiolouco mas adoro vc!
ResponderExcluir